Bem vindo - Welcome - Bienevenido - Benvenuti

Entre!
Compartilhe!
Fique a vontade!
Sinta-se em casa!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Junho/2010 – Viagem São Thomé das Letras – MG





Foto: Pôr do Sol Mirante - Lilian Teixeira
Com certeza você já deve ter ouvido falar que São Thomé das Letras é a cidade onde se toma chá de cogumelo, ouve-se histórias de pessoas que viram Ets, Bruxas ou Gnomos. Certo? Errado!

São Thomé das Letras é muito mais que um ponto de encontro para hippies e pessoas alternativas. A cidade é uma exposição viva das mais belas obras da criação divina. Montanhas, cachoeiras, desfiladeiros e o pôr do sol incomparável fazem de São Thomé uma das cidades mais surpreendentes que já visitei.
Essa idéia ganha força e vai se tornando real à medida que você vai chegando à cidade. Uma estrada que parece não ter fim te leva de Três Corações a São Thomé em aproximadamente 1h. Percorrendo a estrada, é possível visualizar milhares de cascalhos e pedras de Quartzito, que é abundante na região. O local descampado e silencioso nos remetem a visão de uma cidade de velho oeste.


Já na cidade é possível hospedar-se em diversas pousadas com ambientes bem característicos onde o luxo e a diversidade não são o grande atrativo. A Pousada dos Anjos é um grande exemplo disso e uma ótima opção para quem procura bom preço, bom atendimento e aconchego. Não pense que dois ou três dias são suficientes para conhecer São Thomé. Essa cidade esconde maravilhas e lugares inacreditáveis, impossíveis de serem apreciados em apenas um final de semana. São Thomé das Letras é uma cidade para se voltar de tempos em tempos e viver as experiências de uma forma diferente a cada visita.



Sim, a cidade é cercada de lendas e contos, onde na maioria das vezes os personagens são E.Ts, Gnomos, Bruxas e figuras utópicas. Mas além da influência lendária que esse local nos proporciona, é possível mesmo sentir um clima diferente, uma mística que vai além da compreensão humana.
Como explicar a inércia desconhecida que move carros na Ladeira do Amendoim sem qualquer força motora? Ou entender os mistérios da gruta que tem um portal para outra civilização? São Thomé faz jus ao nome, onde temos que “Ver para Crer”




A seguir vídeo com imagens do carro subindo a ladeira do amendoim:





Ao caminhar pelos arredores dessa “pequena grande” cidade é possível ver seus habitantes com semblantes extasiados e cheios de hospitalidade.O dia parece que não passa, e quando chega a noite, o céu parece tão próximo que é possível ter a sensação de pegar as estrelas com a mão. É um lindo espetáculo. Voltar pra casa após um final de semana em São Thomé das Letras significa equilibrar as energias, limpar a mente e ter muita história pra contar.



Algumas fotos da viagem:


Foto: Lilian Teixeira

Foto: Lilian Teixeira


Foto: Lilian Teixeira

Foto: Lilian Teixeira

Foto: Lilian Teixeira


Dicas:

- Leve agasalho e gorros, a temperatura costuma cair inesperadamente;
- Se possível vá de carro, os pontos turísticos e as belas cachoeiras são distantes do centro da cidade;
- Agende sua hospedagem antecipadamente;
- Leve a máquina fotográfica, a cidade é recheada de belos cliques;
- Não deixe de visitar as lojinhas de artesanato, lá tem de tudo;
- A gruta São Thomé é uma ótima opção para um pic nic;
- Ver pelos menos um por do sol em alguns dos mirantes da cidade;
- À noite, uma ótima opção para ouvir histórias e contos é ficar próximo a pracinha da igreja matriz. Lá circulam personagens misteriosos;

Não deixe de visitar:

- Toca do Leão;
- Pirâmide;
- Ladeira do amendoim;
- Mirante;
- Cachoeira véu da noiva;
- Cruzeiro pela noite;

Sites que me ajudaram a montar o roteiro: